sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pessoas ilustres






Foram muitas as pessoas ilustres que por Almada passaram: - Reis, Historiadores, Guerreiros, Escritores, Políticos, etc.

Irei enumerar alguns, os que me parecem mais relevantes:

Fernão Lopes - nosso 1º. Grande historiador (reinado de D. João I)

Nuno Alvares Pereira ( o Santo Condestável), recentemente canonizado - viveu em Almada, onde tinha grandes propriedades.

Gil Vicente (1460-1536), poeta genial e fundador do Teatro Português, (calcula-se ter nascido em Guimarães) - recebido e protegido na corte pela Raínha D.Leonor, viúva de D.João II, durante mais de 30 anos.
Almada teve a honra de ser visitada por Gil Vicente e de nela ter sido escrito e representado pela 1ª vez o Auto da India.

Foi durante um daqueles recrudescimentos de peste em Lisboa, que a Raínha D. Leonor, em 1509, se retirou para Almada. E ali fiel às suas predilecções chamou Gil Vicente para lhe representar um Auto, acudiu ele pronto ao chamamento, e ali mesmo compôs a farsa chamada o Auto da India

Fernão Mendes Pinto - (1510-1583) - Juíz em Almada e Mamposteiro de S. Lázaro.
Também foi o autor da grande obra literária "Peregrinação".

Frei Luís de Sousa - (1555-1632) - Nasceu em Santarém - é um dos mais finos estilistas da Língua Portuguesa. Antes de professar, chamava-se Manuel de Sousa Coutinho

Romeu Correia - Escritor contemporâneo almadense: - (Ao qual lhe foi edificado um (Fórum Cultural em Almada)