sábado, 10 de outubro de 2009

Tradições Culturais




O Carnaval em Almada: O Carnaval ou entrudo corresponde à época de divertimentos e folias.
Foi sempre muito festejado em Almada, tanto nas ruas, como nas Colectividades de Recreio.

As festas de Carnaval na cidade de Almada, tal como hoje as conhecemos, sobretudo o corso e o desfile das escolas, apoiadas pela Autarquia, são recentes.

Sob o signo do "Rei Momo", - o Carnaval era uma época de anarquia social controlada - de folia e de loucura, de dissipação e de regozijo público, expresso através de bailes, desfiles, jogos e travessuras. Nunca autorizado, mas sempre tolerado pela Igreja, o Carnaval conheceu uma razoável evolução durante o século XIX..

Em Portugal, as festas populares ligadas ao carnaval são antigas, com as tradicionais folias, danças e práticas como a "Serração da Velha", o "Charivari", o "Xexé", os cortejos, as cegadas e outros divertimentos. Em muitos casos, o período festivo é precedido pelos "Dias dos Compadres e das Comadres".

Com o decorrer dos tempos, a escolha da indumentária e o espírito de cada povo contribuiram para uma tipificação dos diversos carnavais. Sendo uma festa de inspiração pagã, o Carnaval veio a depender, em relação à data, de uma festa católica, a Páscoa. O domingo de carnaval precede sempre sete domingos antes da Páscoa.