segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gastronomia - Fauna e Flora




Almada está situada no litoral, portanto o peixe e o marisco serão as suas especialidades:

Caldeiradas, peixe grelhado, (sardinhas, e outros peixes) arroz de marisco , cataplanas e mariscadas.

Dizem que as ameijoas à Bulhão Pato, foram criadas em honra do poeta, visto ser um grande apreciador.

As caldeiradas tiveram origem no reinado de D. João VI, (1808), visto o monarca apreciar muito este prato.

Fauna:

No tempo em que havia quintas e mato caçavam-se coelhos, lebres e perdizes.

Flora:
Almada era muito fértil, aqui abundavam oliveiras, figueiras, videiras e outras árvores de fruto, assim como, todas as qualidades de vegetais (era considerada a horta de Lisboa)

Lendas

S. João Baptista




Consta, por tradição, que a conquista de Almada se fez em 24 de Junho de 1147, (dia em que a Igreja comemora o "S. João Baptista", e que o desfecho do combate em favor dos cristãos, teve lugar num campo, actualmente e desde há muito chamado de "Quinta da Ramalha", resultando talvez daí a antiga devoção dos almadenses ao -Santo Precursor- e os festejos que anualmente se promovem em sua honra. Esta tradição, ou lenda, em comemoração da conquista naquela data, carece de veracidade histórica, sendo omissa nos documentos da época. A data em questão não corresponde à verdade.
A armada dos cruzados (anglo-normandos, flamengos e alemães, cerca de 13.000 homens) saíra de Darmouth a 23 de Maio, tendo arribado à barra do Douro em meados de Junho, só vindo a fundear no Tejo, diante de Lisboa a 28 de Junho. No dia seguinte processou-se o desembarque do exército dos cruzados. Entretanto, chegaram do Norte, as forças cristãs sob o comando do rei D. Afonso Henriques.
Seguindo de perto a narrativa do cruzado Osberno, aferimos que as primeiras lutas em Almada, foram efectuadas aquando do cerco e tomada de Lisboa aos mouros, sendo esta capitulada ao cabo de 5 meses de cerco, a 23 ou 24 de Outubro de 1147. O cerco levado a cabo pelo rei português a Lisboa foi acidentalmente extensivo a esta margem, onde Almada era, de ponto de vista estratégico, uma importante defesa militar dos mouros que dominavam os castelos de Sesimbra, Palmela e Alcácer do Sal.
Almada constituía pois, um posto avançado das forças cristãs, para penetração no Alentejo, zona territorial que pouco depois seria palco de correrias e lutas entre cristãos e muçulmanos. Por outro lado, a Península de Setúbal (limitada pelo Tejo e Sado e pela Costa Atlântica), configurava-se como um reduto, bastante propício à defesa marítima, interposto entre o Tejo e um possível invasor, que avançando pelo Alentejo procurasse atingir Lisboa.

a) baseado na História de Almada